Ética na Gestão de Pessoas
- Adriano Silva

- 12 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de abr. de 2018
A empresa ética na gestão das pessoas coloca o ser humano no centro de suas estratégias como forma de resguardar a harmonia e o bem geral, criando assim um ambiente propício ao crescimento e ao desenvolvimento sustentável da mesma.

As organizações podem utilizar-se de uma excelente ferramenta para a gestão de pessoas, no intuito de estabelecerem um padrão de conduta aceitável com preceitos éticos específicos: o código de ética.
É ele que define as condutas consideradas corretas ou não e o que deve ser seguido ou evitado.
Existe também a necessidade de se cultivar uma liderança como forma de influência pelo bom exemplo de conduta, visando que os bons valores morais acabem com o oportunismo, com a fraude, com a concorrência desleal e com os costumes impróprios para seu ramo de atuação.
O comportamento ético pode parecer algo óbvio, um requisito básico para se trabalhar em uma empresa, mas no dia-a-dia é que percebemos o quanto esse comportamento é importante. Uma vez que, uma relação ética e moralmente correta constrói elos de fidelidade com os clientes, além de atrair outros através da boa propaganda feita por esses espontaneamente.
Vejamos alguns exemplos de comportamentos e atitudes positivas nas relações dentro da empresa:
• Comunicar-se de forma direta, clara e objetiva para exposição de seus pensamentos; • Saber ouvir; • Discutir ideias respeitando a opinião das outras partes envolvidas; • Transmitir credibilidade no momento da argumentação; • Saber utilizar a persuasão sem ferir a dignidade do próximo.
As organizações, geralmente, só se preocupam com os aspectos legais e trabalhistas e se esquecem que a gestão de pessoas é muito mais do que o cumprimento dessas leis, ou mesmo acordos sindicais e outros aspectos previstos em regulamentos governamentais ou da própria empresa.
Essa gestão inclui, principalmente, aspectos como a responsabilidade social, que ressalta o compromisso ético da empresa em relação ao seu público interno, buscando um relacionamento harmonioso e de respeito mútuo entre essa e seus colaboradores.
Esse compromisso é o primeiro passo para que a conduta ética empresarial se estenda entre as relações empresa, clientes, fornecedores e sociedade em geral, incluindo seus concorrentes.





Comentários